Publicado por: esteadebpe | 15 de fevereiro de 2012

Escola Bíblica Dominical e Professores “Acomodados”: Grande Prejuízo para o REINO DE DEUS – O que fazer ?

Não haverá uma nova safra de crentes se não houver uma nova classe de professores da Escola Dominical ! Não se pode imaginar um futuro para a igreja sem educadores. Muitos acreditam que o professor da Escola Dominical é dispensável. E de fato o é, mas de qual docente estamos falando?

Certos professores são dispensáveis, assim como certos pregadores também o são. É claro que assim como não posso generalizar o último também não devo fazê-lo em relação ao primeiro. A falácia de que os professores dominicais são desnecessários à igreja é uma tentativa malsã de, parafraseando Paulo Freire, “retirar a boniteza do sonho de ser professor de tantos jovens cristãos nesse Brasil”.

Em um país que ideologicamente aprendeu a escamotear e a desvalorizar o professor, não ignoro que muitos líderes cristãos também desprezem esse importante e insubstituível ofício na igreja. Nalgumas vezes, eles parecem ter razão. Alguns docentes há muito deveriam ter pendurado a batuta:

Ainda continuam lendo integralmente a revista da Escola Dominical;

Não usam qualquer tipo de método;

São incapazes de comentar com profundidade teológica o tema da lição;

Reclamam que o assunto é repetido;

Além de se colocarem nos holofotes de seus cargos eclesiásticos.

Sim, esse é o perfil do professor desnecessário, substituível, que não quero para a igreja deste novo milênio. Tal ensinante é inútil à renovação da igreja.

Ele é:

Monocultural, como afirma Luiza Cortesão [1], incapaz de abrir-se ao novo, à renovação;

Taciturno, perdeu a alegria de ensinar e, por pouco, não perde a satisfação de viver.

Dogmático, protege os erros teológicos do sistema para preservar sua própria posição na denominação.

Iludido, pensa estar cumprindo os propósitos do Reino de Deus. Na verdade, ele se colocou na porta da EBD e não permite que ninguém mais a atravesse.

Resistente, não admite qualquer mudança de paradigma na educação cristã, embora ele mesmo não saiba explicar suas práticas de ensino-aprendizagem.

Não resta dúvida, essa classe de professor perdeu o rumo, o telos, o sentido daquilo que faz e não consegue uma resposta às perguntas: por que ensino? por que sou professor?

Entendo que PROFESSORES RENOVADOS PRODUZIRÃO UMA IGREJA VIVA E SAUDÁVEL. Livre das enfermidades da religião, que nada mais são do que fábricas de parasitas e cruzados, esses educadores resgatariam toda riqueza que o carisma e o ofício de mestre possuem.

Mas para que isso ocorra, urge uma profunda mudança (metanóia) nos paradigmas educacionais que sustentam, à quase cem anos, a educação dominical. A Formação dos professores dominicais nas Assembleias de Deus no Brasil pouco mudou desde as cruzadas incansáveis de nosso paladino e mestre, Pr. Antonio Gilberto. O árduo trabalho desenvolvido por ele e sua equipe em todo Brasil melhoraram quantitativa e qualitativamente o perfil do professor das Assembleias de Deus.

A nossa denominação pode e deve se orgulhar de sua marcha incansável, e dos heróis e heroínas que se ofereceram como libação a favor de uma igreja madura e comprometida com o Reino de Deus.

Todavia, não podemos viver relembrando as glórias do passado se nos esquecemos dos desafios do presente e inquietações do futuro. O mundo mudou! Não é mais o monobloco de antigamente. E, isto, companheiros (as) exige uma nova classe de professores, um novo paradigma educacional, e uma nova forma de lidar com os desafios da modernidade líquida.

Notas:
[1] CORTESÃO.L. Ser professor: um ofício em risco de extinção. São Paulo: Cortez, 2002.
[2] FREIRE, P. Educação e mudança. 31.ed., São Paulo: Paz e Terra, 2008.

Blog Teologia e Graça de Esdras Costa Bentho, via http://didaticaaplicada.blogspot.com

OBS: É inadmissível que os Pastores NÃO QUEIRAM promover mudanças na Escola Bíblica com receio de transformarem as SUPERINTENDÊNCIAS e/ou os próprios PROFESSORES, sob qualquer tipo de pretexto. A excelência no ENSINO BÍBLICO trará grandes maravilhas à vida espiritual das ovelhas, que PRECISAM URGENTEMENTE de “alimento sólido”, em vez de serem obrigados a “engolirem água com açúcar” tão somente.

A pregação expositiva é a vontade do ESPÍRITO SANTO DE DEUS para Sua Igreja, mas, em vez disso, muitos buscam apenas iludir o público com eloquência e mera “Teologia da Prosperidade”.

TEMOS QUE MUDAR ESTE INFELIZ CONTEXTO JÁ !!!

Aldo Corrêa de Lima

http://malucoporjesus.wordpress.com

Anúncios

Responses

  1. Gostaria de saber o preço do curso de teologia bacharel os dias e horários

  2. A paz do Senhor Querido! Achei interessante sua postagem pois também vejo a necessidade de mudanças na EBD todos nós estamos cansados das mesmas aulas corriqueiras, e ainda se perguntam o porque da falta de interesse dos alunos a resposta é simples há mais de 10 anos vemos a mesma metodologia, aulas cansativas e muita resistência à mudanças. Agora vou ser bem clara, li o referido texto do começo aos fim, porém o texto fala apenas do problema e não relata uma solução prática, por que criticar é fácil, não é mesmo? Mas quanto a solução? Sugiro aos Senhores que não apenas critiquem mas usem a sabedoria de Deus e levantem soluções de mudanças. O que podemos fazer para tornar a aula mais atrativa e agradável ? Responda-me se puder. Obrigada!

  3. OBS: É inadmissível que os Pastores NÃO QUEIRAM promover mudanças na Escola Bíblica com receio de transformarem as SUPERINTENDÊNCIAS e/ou os próprios PROFESSORES, sob qualquer tipo de pretexto. A excelência no ENSINO BÍBLICO trará grandes maravilhas à vida espiritual das ovelhas, que PRECISAM URGENTEMENTE de “alimento sólido”, em vez de serem obrigados a “engolirem água com açúcar” tão somente.

    A pregação expositiva é a vontade do ESPÍRITO SANTO DE DEUS para Sua Igreja, mas, em vez disso, muitos buscam apenas iludir o público com eloquência e mera “Teologia da Prosperidade”.

    TEMOS QUE MUDAR ESTE INFELIZ CONTEXTO JÁ !!!

    Aldo Corrêa de Lima

    http://malucoporjesus.wordpress.com


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: